Link Aleatório
pagina 2 Reais
Como ganhar dinheiro na Internet
Hospedagem Gratuita
blank" href="http://www.grupomessenger.com.br/?ref=amfmascarenhas">
Server Like - Gerador de curtidas , visitas e trafego Social Grátis

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

DORES - CUIDADOS - ATENÇÃO

       

                                 Depois de um período de afastamento, aqui estamos para dar continuidade a nossas propostas iniciais.

                          Tem sempre muitos assuntos que despertam curiosidade, outros que todos querem saber, mas difícil encontrar respostas adequadas.

                          Sabemos que no dia a dia, corrido e veloz, cada um de nós, percorre caminhos diferentes.

                         Necessitamos satisfazer compromissos profissionais, aumentar conhecimentos através do estudo, efetuar compras de alimentos, vestuário e outras diversas. Até para um descanso julgado merecido.


                        Mas sempre descuramos das necessidades de nosso corpo, que também necessita ser cuidado. 

                       Não raro, encontramos pessoas em nosso caminhar, que relatam suas dificuldades, queixam-se de dores articulares, dificuldades no caminhar, e outras manifestações dolorosas, que ninguém por vezes encontra motivo.

                       É necessário e conveniente, ter-se sempre conhecimento, pelo menos superficialmente, para que seja possível, evitar determinadas situações dolorosas, enquanto me4ios clínicos não sejam adotados e prescritos.

                       Com essa intenção, e também para difundir conhecimentos, que sejam benéficos de um modo geral a muitas pessoas, estou deixando aqui matéria, inserida no site agecefrj.com.br 

                      

                       Nem a todos é possível encontrar uma resposta tão concisa e até muito esclarecedora. Foi isso, o que nos motivou sua apresentação, conforme segue:



O sintoma doloroso é o primeiro sinal de que algo não está bem com o corpo. Portanto, não despreze esse aviso importante.  
Muitas vezes a dor não significa problema sério. Mas, em outras, ela pode estar mostrando que órgãos vitais do corpo estão em perigo. Como é melhor prevenir do que esperar a situação se agravar, a solução é consultar um médico sempre que a dor surgir inesperadamente e for persistente. Além disso, lembre-se de que nem sempre a região doente manifesta dores locais. Acredite: uma dor na perna, por exemplo, pode ser sinal de que você enfrentará problemas no coração. A seguir, conheça algumas dores que não podem ser desprezadas.
1. No pescoço 
Em geral, a causa é um simples torcicolo. Mas se o quadro for recorrente e, após a dor ir embora, você sentir o pescoço duro ou tiver os movimentos comprometidos, a dor pode estar associada a hérnias cervicais. Elas ocorrem quando um amortecedor (disco) situado entre as vértebras da coluna inflama e comprime nervos vizinhos. O tratamento se faz com anti-inflamatórios e fisioterapia. A cirurgia é uma opção quando os demais tratamentos falharem.
2. Nas mamas 
A forma mais eficaz de prevenir o câncer de mama é ir regularmente ao ginecologista, sem esperar o surgimento de caroços no autoexame. De qualquer forma, dor e caroços nas mamas e nas axilas são sinais de perigo, pedem uma consulta ao especialista o mais rápido possível. Outras pistas na região que você não pode desprezar são deformações ou alterações no formato das mamas, pregas na pele, feridas ao redor dos mamilos e secreções.
3. Ao urinar
 
Geralmente está associada a inflamação na uretra e bexiga. O problema ocorre porque as bactérias da vagina ou do ânus se proliferam e contaminam o canal urinário. A inflamação também pode acontecer depois do ato sexual violento. Uma fissura na região se torna terreno propício para os micro-organismos se proliferarem. É importante combater o mal rapidamente com antibióticos, pois a tendência é que o problema se alastre para outros órgãos, como rins e até mesmo ovários e útero. Exames de urina rotineiros são importantes durante as visitas ao ginecologista. Ainda mais se a mulher estiver grávida. A infecção urinária está associada a 60% dos partos prematuros, pois as bactérias podem causar estragos na bolsa amniótica.
4. No peito
 
Um aperto no peito que provoca a sensação de queimação ou de pontadas é preocupante. Em alguns momentos, estende-se para os braços e mandíbula e se acentua com o esforço físico. Estamos falando da angina, sintoma de algum problema na irrigação do músculo do coração. Na maioria dos casos, ela é causada pela aterosclerose, doença vascular que se caracteriza pela obstrução das artérias coronárias, em consequência do depósito de colesterol. Assim, a quantidade de oxigênio que chega ao coração é insuficiente para que o órgão faça o esforço para o qual é requerido, provocando a dor. Para tratar, em geral, é feita a desobstrução das artérias com a angioplastia (dilatação da artéria coronária por meio de um cateter) ou uma cirurgia de revascularização (ponte de safena).

5. Na perna

 
Quando você anda a batata da perna costuma doer e inchar? Então, preocupe-se com o coração. A doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) causa justamente esse sintoma. Se a dor for mesmo sinal do problema - que pode obstruir artérias espalhadas pelo corpo todo - o risco de infarto ou derrame é alto, independentemente da idade da pessoa. Estudos apontam que a DAOP está relacionada a 60% dos casos de infarto e a 55% dos casos de derrame. A ultra-sonografia  com doppler colorido é o exame que irá mapear as condição de irrigação das artérias e confirmar o distúrbio. O tratamento é feito com remédios e, em alguns casos, é necessária uma cirurgia


exame que irá mapear as condição de irrigação das artérias e confirmar o distúrbio. O tratamento é feito com remédios e, em alguns casos, é necessária uma cirurgia.
6. De cabeça
 
Se a cabeça dói, associamos o problema a um quadro de enxaqueca ou ao resultado das tensões do dia-a-dia. E quase sempre é isso mesmo. A enxaqueca ocorre em picos, que acabam cedendo com anti-inflamatórios, repouso ou dieta alimentar apropriada. No entanto, se a dor de cabeça for persistente, o problema pode ser mais sério: sintoma de meningite ou tumores cerebrais, por exemplo. A meningite vem acompanhada por febre alta. Os tumores causam, além da dor, visão dupla e perda parcial de controle motor e da força muscular. Por isso, é aconselhável procurar um médico se a dor de cabeça se apresentar com muita frequência e tiver forte intensidade.
7. De barriga (aguda)
 
O mioma, um tumor benigno parecido com uma bolinha de músculos que se forma no útero, é mais comum do que se imagina. Acredita-se que 50% das mulheres brasileiras tenham miomas. Em alguns casos, o problema pode ser assintomático durante anos. Mas, para algumas mulheres, a dor abdominal intensa e o crescimento do ventre (o mioma cresce tanto que se tem a nítida impressão de gravidez) são pistas importantes. A ultra-sonografia pélvica confirma o problema e o tratamento se faz com anti-inflamatórios, que ajudam a aliviar as dores abdominais, e bloqueadores da produção hormonal. Com isso cria-se um estado temporário de menopausa.


Dores do dia a dia, que devemos ficar alertas
CABEÇA
Sintomas: Dor na região das sobrancelhas, que piora com a cabeça inclinada.
Pode ser Sinusite:
- Bactérias ou vírus atacam os seios da face, partes côncavas dos ossos, provocando o acúmulo de muco. Se você trabalha em ambientes fechados e há alguém no escritório com sinusite, é quase certo que também venha a ficar doente.
Pronto-socorro: Tome um analgésico, e se o incômodo persistir até o dia seguinte, procure um médico.
GARGANTA
Sintomas: Coceira no fundo da garganta e em outras partes do corpo.
Pode ser uma reação alérgica.
- Seu sistema imunológico deve estar tentando se livrar de um potencial causador de alergia, como pólen, poeira ou fumaça de cigarro. Ar condicionado e o cheiro forte do perfume daquela colega de trabalho também podem provocar reações em quem tem predisposição ao problema.
Pronto-socorro Vá fazer uma inalação com soro fisiológico. Processos alérgicos provocam formação de muco, e a inalação ajuda a eliminá-lo. 
PEITO
Sintomas: Sensação de peso, como se o ar tivesse dificuldade para chegar aos pulmões.
Pode ser: Um ataque de asma.
- Fumaça de cigarro e outros fatores podem provocar inflamação e contração dos brônquios, pequenos canais que levam o ar até os pulmões. É por isso que a pessoa sente dificuldade de respirar.
Pronto-socorro: É melhor ir ao médico imediatamente. Antes de ir para o consultório, tome uma xícara de café.  A cafeína ajuda a abrir os brônquios, aliviando o sufoco
ESTÔMAGO
Sintomas: Queimação.
Pode ser: Gastrite.
- Uma das causas prováveis é a Helicobacter pylori, bactéria que destrói a camada protetora da mucosa do estômago, deixando-a vulnerável ao ácido produzido para facilitar a digestão. Outro fator é o estresse, que aumenta a acidez. Fumar e beber muito café também pode irritar a parede do estômago.
Pronto-socorro: Coma algo para neutralizar o excesso de acidez. Se a queimação for constante, marque consulta com um gastrenterologista.
OMBRO
Sintomas: Ombro paralisado e dolorido.
Pode ser: Lesão por Esforço Repetitivo (LER), ou para usar a nova denominação, Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (Dort).
- Geralmente, esse problema aparece quando os tendões ficam inflamados por causa de uma postura ruim e de movimentos repetidos com frequência.
Pronto-socorro: Tome um analgésico e marque uma consulta com o médico o quanto antes, porque o problema tende a piorar. Quando não é tratado a tempo, o Dort pode tornar-se crônico.
REGIÃO LOMBAR
Sintomas: Sensação de torção muscular e travamento da coluna.
Pode ser: Lombalgia ou, como é mais conhecida, dor nas costas.
- Postura errada ao se sentar causa contratura muscular e inflamação.
Pronto-socorro: Aplique uma compressa quente no local durante alguns minutos. O calor ativa a circulação sanguínea, o que ajuda a diminuir a dor.
COXA
Sintomas: Parece que há algo repuxando a parte de trás da coxa.
- A dor vai do quadril ao calcanhar.
Pode ser: Inflamação no nervo ciático. Mais uma vez, a culpada é a postura inadequada. A coluna vertebral é formada por uma série de discos articulados que, de acordo com a posição em que estão, podem comprimir as terminações nervosas que existem na região, causando inflamação e dor.
Pronto-socorro: Deite-se no chão e dobre os joelhos num ângulo de 90 graus, colocando uma almofada sob eles. Fique assim durante alguns minutos até sentir que a dor diminuiu.
PERNA
Sintomas: Inchaço e peso nas pernas.
Podem ser: Varizes.
- O sangue retorna ao coração pelas veias. Quando a parede das veias está enfraquecida ou suas válvulas não funcionam bem, elas incham. A predisposição genética e os desequilíbrios hormonais estão entre as causas principais desse problema. Mas ficar muito tempo de pé ou sentado e não fazer exercícios físicos também contribui para o aparecimento de varizes.
Pronto-socorro: Movimente-se um pouco para ativar a circulação e coloque as pernas para cima para facilitar o retorno do sangue, diminuindo a dilatação das veias. Procure o médico, porque as varizes podem piorar.
fonte: www.agecefrj.com.br 
                        
                 Depois de todo o conhecimento aqui apresentado, acredito  terá contribuído para minorar situações dolorosas, encontrar os meios de evitar, cuidados a observar, para poder dispor de uma saúde regular.
                 Necessitamos ter uma mente sã, para interagir a vida, mas é fundamental que nosso corpo permaneça sadio, para fortalecer nosso organismo.
                 O futuro de nossa saúde corporal, vai recompensar-nos pelos cuidados que tivermos em preservá-la.










     

Nenhum comentário:

Postar um comentário